NOTÍCIAS

IMPOSTO DE RENDA

25/02/2021

A Receita Federal liberou nesta quinta-feira (25) o programa para fazer a declaração do Imposto de Renda 2021. O programa pode ser baixado no novo site "Meu Imposto de Renda", da Receita. Todo ano é liberado um programa novo. Para fazer a declaração no computador, é preciso baixar o programa conforme o sistema operacional da máquina (Windows, Mac etc.). Neste ano, a Receita não liberou versões específicas para Linux 32 bits nem Solaris. Mas é possível instalar em equipamentos que usam esses programas a versão multiplataforma.

Também é possível fazer a declaração em celulares e tablets por meio do aplicativo "Meu Imposto de Renda". Baixe a versão de acordo com o sistema operacional do seu aparelho (Android ou iOS). Porém, por volta das 8h30, o aplicativo informava que a versão 2021 ainda não estava disponivel e que seria necessário atualizar o aplicativo mais tarde.

Quem possui Certificado Digital pode optar pela declaração pré-preenchida, disponível no centro virtual de atendimento (e-CAC) da Receita Federal. A partir de 25 de março será possível fazer a declaração pré-preenchida sem necessidade do certificado digital. Basta ter acesso ao sistema unificado de site do governo federal (gov.br).

O programa já pode ser baixado, porém a entrega das declarações começa só na próxima segunda-feira (1º/3). Precisa declarar o IR, entre outras situações, quem ganhou mais de R$ 28.559,70. Leia aqui as regras completas para saber se você é obrigado a declarar.

Faça o download conforme o sistema da sua máquina.

Escolha abaixo o sistema operacional correto do seu computador, notebook, tablet ou celular e faça o download do programa do IR 2021. Basta clicar em cima do texto. Caso tenha dificuldades na instalação, siga as orientações da Receita para solucionar problemas.

Para computadores e notebooks:

Versão para Windows

Versão para Mac

Versão para Linux 64 bits

Versão Multiplataforma.

Para celulares e tablets:

Aplicativo para Android (aparelhos de marcas como Samsung, Motorola etc.)

Aplicativo para iOS (iPhone e iPad).