PRIMEIRO CAPÍTULO

A Associação Comercial de Pirajuí (título de 15 anos atrás) foi fundada em Assembleia Geral no dia 17 de dezembro de 1944.

A primeira gestão aconteceu em 1945 com o Sr. Paulo Maschieto nos anos de 1946 até 1960, não há registro na história da Acinp. Nesse período sem registro comenta-se que o Sr. Anibal Haman foi presidente por algumas gestões.

Na primeira gestão do Sr. Muris Lage, 29 de outubro de 1972, foi criado o SPC (Serviço de Proteção do Crédito). O motivo desse acontecimento foi pelo fato da inauguração de um comércio varejista de utilidades domésticas.

Essa firma vinda de fora da cidade exigiu que, para o seu funcionamento fosse criado o SPC, pois vendia por carnês de pagamento. O Sr. Wadi Samara gerenciou esse organização.

Na gestão 1975-1976 tendo como presidente o Sr. Domingos Rizzo Filho, a Diretoria achou por bem convidar os proprietários dos supermercados Serve Todos para instalar uma filial aqui em Pirajuí. Membros da Diretoria dirigiram-se até a cidade de Presidente Alves e foi feito o convite, porém os proprietários informaram que já tinham essa intenção. A inauguração aconteceu em 1975 e essa firma cresceu de uma forma impressionante que se não bastasse a matriz em Presidente Alves, foram instaladas filiais em outras cidades.

Na gestão 1979-1980 aconteceu a primeira Semana do Consumidor. Comerciantes fizeram promoções em seus estoques de mercadorias motivando assim os consumidores de Pirajuí e região para as compras.

Após quatro anos, essa prática acabou por motivos de desinteresse das diretorias seguintes (exigia muito trabalho).

SEGUNDO CAPÍTULO

Não participei como diretor nas gestões 1993-1994 e 1995-1996. Atualmente, sou Diretor Administrativo desde a gestão 1997-1998.

O Jantar Festivo da Acinp acontece desde 2007, na gestão Eduardo Jareta Santos.

Acontece nos meses de outubro  a Assembleia Geral para a escolha do Presidente e Vice para as futuras gestões.

Nos festivais de prêmios é sorteado, além de muitos outros brindes, também um veículo 0KM. São realizados em Janeiro.

O sorteio é mediante a distribuição de cupons por 206 comerciantes associados.

A Acinp presta serviços à Unimed que é utilizada por 270 pessoas.

TERCEIRO CAPÍTULO

Na gestão 1981-1982 de Amilton Salles Milanezi eleito em assembleia da Acinp, pagava aluguel para telefone instalado, nas diversas sedes que ocupou.

O aparelho de número 3572-1430, foi adquirido nesta gestão, além das 240 associados que podem ser alterados.

A Diretoria Executiva é composta de doze diretores e três suplentes no Conselho Deliberativo, constam sete membros mais quatro no Conselho Fiscal, perfazendo um total de vinte e seis comerciantes.

O Diretor Administrativo é responsável por fotografar as inaugurações de firmas comerciais que se instalam em nossa cidade. Também fotografa as Assembleias Gerais e essas fotos são catalogadas em álbuns próprios, servindo assim, como documentos da História da entidade.

Desde o ano de 1999, na gestão 1999-2000, possui sede própria, localizada na Rua Conselheiro Rodrigues Alves; 266, na sala 1 e 2 com os telefones 3572-1430 e 3572-1847.

Amilton Sales Milanezi – ESCRITOR

Maria Tereza – REVISORA